HOME
DIRETORIA
COMO FUNCIONA UM SINDICATO

Sindicato, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de sindicato ou seu objetivo pode dizer que o sindicato é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos.

O sindicato então é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns. Esquematicamente podemos representar os sindicatos como sendo:

Os sindicatos assumem os princípios de uma doutrina que se chama sindicalismo e que expressa à crença de que juntos, nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta. Esses princípios são reconhecidos no mundo todo e embasam as várias formas que os sindicatos podem assumir: oscips, cooperativas, associações, fundações, organizações sociais, clubes. O que irá diferenciar a forma jurídica de cada tipo de sindicato são basicamente os objetivos que se pretende alcançar. Os princípios gerais são os seguintes:

1 - PRINCÍPIO DA ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE

“Os sindicatos são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócio, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero”.

2 - PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS SÓCIOS

“Os sindicatos são organizações democráticas, controladas por seus sócios, que participam ativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios”.

3 - PRINCÍPIOS DA PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS SÓCIOS

“Os sócios contribuem de forma eqüitativa e controlam democraticamente os seus sindicatos. Os sócios destinam eventual superávit para os seus objetivos através de deliberação em assembléia geral”.

4 - PRINCÍPIO DA AUTONOMIA E INDE-PENDÊNCIA

“Os sindicatos são organizações autônomas de ajuda mútua, controladas por seus membros. Entrando em acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, devem fazê-lo de forma a preservar seu controle democrático pelos sócios e manter sua autonomia”.

5 - PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

“Os sindicatos devem proporcionar educação e formação aos sócios, dirigentes eleitos e administradores, de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Eles deverão informar o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação”.

6 - PRINCÍPIOS DA INTERAÇÃO

“Os sindicatos atendem a seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento sindicalista trabalhando juntas, através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais”.

7 - INTERESSES PELA COMUNIDADE

“Os sindicatos trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, municípios, regiões, estados e país através de políticas aprovadas por seus membros”.

De modo geral os sindicatos caracterizam-se por:

· Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns;

· Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc.;

· Seus fins podem ser alterados pelos associados;

· Os seus associados deliberam livremente;

· São entidades do direito privado e não público.

COMO SE FILIAR
Support Art Designs Ltda. (31) 3063-5518